segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jornalismo colaborativo: uma prática que amplia a produção de comunicação

     Com uma intensa quantidade de informações, a era digital amplia o universo da comunicação e abre espaço para a prática do jornalismo colaborativo.
 Esse trabalho tem como principal característica, a atuação de diversas pessoas que normalmente não exercem a prática jornalística, além de não terem a habilitação profissional, mas que ainda assim, incorporam esses papéis através da divulgação de notícias em sites, blog e outros veículos de comunicação.
Essa nova prática faz com que tenhamos visões diferenciadas quanto à utilização desse método, onde qualquer pessoa hoje tem a possibilidade de enviar a um veiculo, um assunto escolhido por ele que o julgue pertinente para ser publicado.

     Os veículos de comunicação por sua vez, utilizam desse novo método como uma poderosa estratégia, na qual essas empresas usufruem dessas informações que são enviadas por internautas, telespectadores, entre outros, como benefício de programação, que funcionam como sugestão de pautas para futuras matérias que não foram apuradas pela equipe do veiculo. Como por exemplo a empresa Globo, que além de um espaço reservado às publicações de arquivos enviados pelos telespectadores no jornal MGTV, o site G1, através do endereço http://g1.globo.com/vc-no-g1/, recebe também textos, temas e notícias, sobre diversos assuntos, desde denúncias às curiosidades. 

     Por outro lado, é válido toda e qualquer interação dessa natureza, que além de ser comum em uma era onde existe grande conexão entre os públicos e os veículos de comunicação, seja qual for, o aumento dessa prática, possibilita um amplo fluxo de informações compartilhadas, que fomentam a era digital, implicando em um mundo cada vez mais globalizado.  
     É de extrema importância também que alguns critérios sejam incorporados ao jornalismo colaborativo, uma vez que a era digital também permite que inúmeras notícias e temas sejam veiculadas pelos sistemas de informação. Daí se faz a importância de um mediador, um profissional da comunicação para garantir o grau de veracidade do assunto.

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