sexta-feira, 15 de abril de 2011

O gosto pela fotografia e pelo personagem

Memória fotográfica real

A fotografia pode se tornar bastante apreciável quando é bem feita e bem enquadrada em um contexto que dá história à foto. Esse tipo de trabalho deve ser sempre valorizado, mas não apenas por sua dificuldade em faze-lo e, sim devido a sua essência e representatividade, seja ela objetiva ou subjetiva. Para muitos, a boa foto se espelha em uma produção totalmente pensada, avaliada e planejada, o que também não retira nenhuma credibilidade do trabalho, muito pelo contrário, mesmo porque a arte de se fazer fotografia não é tarefa fácil, principalmente quando o objetivo é impactar o próximo, seja qual for o tema.

Apesar de ainda pouca experiência, o ato de fotografar tornou-se algo adorável, apesar de nem sempre ter tempo para pratica-lo. Além do amadorismo mental, visual e técnico, o gosto pela produção fotográfica cresce a cada clique. Isso não acontece somente com as produções mais belas, quando elas existem, posso dizer que para mim o personagem fotografado faz com que o gosto se amplie, torando tudo mais prazeroso e fácil de fazer.

Assim como mencionado, a montagem fotografica não é tarefa facil e, o desafio se torna ainda maior quando se trabalha no tratamento de imagens. Minha experiência nesse campo é resultado de muita paciência para se chegar a um resultado final e, tudo isso ainda é dificultado pelo amadorismo mais uma vez. Entretanto não é a falta de conhecimento em programas de tratamento de imagens que me fazem gostar mais ou menos da fotografia. Para mim, a foto funciona como uma memória tangível, algo não abstrato e o mais próximo do natural possível. Porque esses tipos de memórias são capazes de nos fazer voltar no tempo, proporcionando também a oportunidade de realmente visualizar a linha do tempo, que proporciona diversas emoções quando vista na realidade de um passado.
Não existe nada melhor do que fotografar o que se gosta em sua real natureza. Viram momentos históricos que podem ser guardados e redescobertos quando desejar.

As fotos seguintes retratam exatamente os momentos que foram guardados com possibilidade de "vivenciar novamente o momento" quando se redescobre através da fotografia momentos que te marcaram.

Personagens: meu cão, Yoda e sua filha Maia. A segunda foto foi a única trabalhada em um programa de tratamento para imagens.











Um comentário:

  1. Belas fotos, Priscila. Gostei também da maneira como você as apresentou. A foto com o filtro ficou muito linda. Bom trabalho!
    Abraço,

    ResponderExcluir