sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comida di buteco: uma história de sucesso

Festival que envolve cada vez mais os botecos de Belo Horizonte deixa sua marca em mais uma edição


      Com 12 anos de sucesso, a ideia inicial do festival Comida di buteco surgiu em 1999 e, vem mostrando uma trajetória bem sucedida a cada nova edição.
A história do evento iniciou com o produtor e apresentador do programa Momento Gourmet, Eduardo Maya, que apresentou uma proposta à emissora do programa, na qual foi sugerido que durante uma competição, o melhor tira-gosto de Belo Horizonte seria eleito. A ideia foi imediatamente acatada e  no ano de 2000, foi lançada a 1º edição do Comida di buteco, onde participaram apenas 10 bares concorrentes. Com o sucesso do festival, o número de bares participantes aumentou assustadoramente, multiplicando a concorrência dentre os botecos inscritos.
      A cada ano, é lançado um novo desafio para os concorrentes, com temas e ingredientes diferentes que deve ser utilizados obrigatoriamente na produção dos pratos, aumentando cada vez mais a criatividade dos bares. Em 2011, o tema escolhido foi Norte de Minas, os participantes usufruíam de ingredientes específicos da região para a elaboração dos pratos. O festival tem o intuito de eleger o melhor o melhor tira-gosto, dentre as seguintes categorias: melhor tira-gosto, melhor atendimento, higiene do local e melhor temperatura da bebida.
       Este ano o evento aconteceu em 15 cidades simultaneamente, o que caracterizou mais uma novidade do festival. Filipe Pereira, coordenador de projetos e responsável pela coordenação do evento em Belo Horizonte e em mais cinco cidades do interior, se diz satisfeito a cada edição do evento, que ganha reconhecimento e referência internacional a cada proposta. “Esse ano o evento foi muito bom e ainda contou com a novidade das 15 cidades participantes promoverem o festival ao mesmo tempo, o que gerou um grande desafio, mas foi compensado no final com o sucesso do festival, que gerou muita mídia espontânea”, comenta.


       A “saidera”, palavra conhecida por todos os botequeiros mineiros, não poderia faltar no cardápio. A Comida di buteco promove anualmente a festa Saidera, que marca a premiação do tira-gosto do bar ganhador e o encerramento do festival.
Este ano em Belo Horizonte, o Largo da Saidera, foi o local escolhido dentre os organizadores do evento para a realização da comemoração.
Durante a festa, várias barracas com todos os pratos oferecidos durante o evento, foram exibidos ao público, proporcionando ainda, uma chance aos botequeiros atrasados, de experimentar novamente todos os aperitivos que foram oferecidos durante o festival na cidade.  A tradicional festa, que aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, foi marcada pela grande presença do público botequeiro e embalada ao som de Luiz Melodia, Casuarina, Fino Coletivo e Baile do Simonal, que agitaram a festa.
“Tudo é muito bom, as bandas, a animação e principalmente os tira-gostos, que melhoram a cada ano. Participo e compareço na festa todo ano. Visitei vários bares, experimentei diferentes pratos, mas vir à festa é ainda melhor, essa animação combina muito com o mineiro”, Marcela Diniz, que marcou presença nos dois dias de festa.
Apresentação de Casuarina, durante a Saidera

Um comentário:

  1. Priscila,
    falto um pouco de revisão no seu texto, mas, o mais importante, é que o lead está lá no pé da matéria. O início está burocrático e histórico. A novidade, a saideira, ficou lá em baixo. Senti falta também dos aspectos multimídia na matéria, além dos créditos nas fotos.
    Abraço

    ResponderExcluir